Aprenda solidity e como criar os primeiros smart contract usando a IDE Remix

Aprenda solidity e como criar os primeiros smart contract usando a IDE Remix https://celo.academy/uploads/default/optimized/2X/3/31416c8675c96387c432aeb06ea73037abe8576e_2_1024x576.png
none 0.0 0

Introdução

Bem-vindo ao nosso tutorial sobre Solidity e como criar o seu primeiro smart contract usando a IDE Remix. Solidity é a linguagem de programação principalmente utilizada para escrever smart contracts commpatíveis com a EVM (Máquina virtual Ethereum) como é o caso da Celo. Neste tutorial, você aprenderá os conceitos básicos de Solidity e como usar a IDE Remix para criar e testar seu primeiro smart contract. Acompanhe-nos nesta jornada para aprender como criar seus próprios contratos inteligentes e se tornar um desenvolvedor blockchain habilitado.

Neste video mostraremos como você pode realizar um deploy do smart contract na rede Alfajores (rede de teste) da Celo, e também como realizar uma recarga utilizando a Faucet.

Pré-requisitos

Para este tutorial não é necessário conhecimento prévio. As ferramentas utilizadas serão:

  • Remix: Remix é uma Integrated Development Environment (IDE) para desenvolvimento de smart contracts na blockchain Ethereum. Ele fornece uma plataforma fácil de usar para escrever, testar e depurar smart contracts escritos na linguagem Solidity. Além disso, a IDE Remix também fornece ferramentas para simular e executar smart contracts em diferentes ambientes de rede, incluindo a rede principal Celo e redes de teste. Ele é uma ferramenta popular entre desenvolvedores de smart contracts, pois oferece recursos avançados para facilitar o desenvolvimento e teste de contratos inteligentes.

  • Faucet: Faucet é utilizada para adicionar fundos a sua conta de teste na rede Alfajores

  • Alfajores: É a rede de teste da Celo que utilizaremos para demonstração a implantação de um contrato inteligente e também realizar transações dos ativos

Requisitos

  • Criar duas contas na MetaMask na rede Alfajores Celo.

Tutorial

Confira no video como criar o seu primeiro smart contract em Celo usando a IDE Remix.

Click here to watch the video

Conclusão

Parabéns! Você concluiu o tutorial e aprendeu como criar o seu primeiro smart contract em Celo usando a IDE Remix.:tada: .

Próximos passos

Como próximos passos sugiro a você consultar o treinamento seguinte focado em Como Criar contratos Factory em Celo.

Sobre o Autor

Eu sou um empreendedor serial, founder da Guizo Studios e sempre disponível para ajudar o ecossistema Celo.

LinkedIn